domingo, 23 de agosto de 2015

Resenha - "Duna" (Parte 1)

Olá a todos, antes de começar mais uma resenha, gostaria de falar de como esta funcionara, este livro, em si é dividido em três, que são: Duna, Muad'Dib e O Profeta.
Então hoje falarei do primeiro, que é Duna, e a capa que estou mostrando é a sexta edição, eu vou colocar as capas dos livros que eu possuir, eu acho mais legal, mas o que importa é o conteúdo não é galera?

Sinopse: A vida do jovem Paul Atreides está prestes a mudar radicalmente. Após a visita de uma mulher misteriosa, ele é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao ambiente árido e severo de Arrakis, o Planeta Deserto. Envolvido numa intrincada teia política e religiosa, Paul divide-se entre as obrigações de herdeiro e seu treinamento nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos. Ecos de profecias ancestrais também o cercam entre os nativos de Arrakis. Seria ele o eleito que tornaria viáveis seus sonhos e planos ocultos?

Ao lado das trilogias ‘Fundação’, de Isaac Asimov, e ‘O Senhor dos Anéis’, de J. R. R. Tolkien, ‘Duna’ é considerada uma das maiores obras de fantasia e ficção científica de todos os tempos. Um premiado best-seller já levado às telas de cinema pelas mãos do consagrado diretor David Lynch.

O livro começa quando a Reverenda Madre, vai fazer um teste com Paul, o garoto é filho de uma Bene Gesserit, uma antiga escola de treinamento físico e mental estabelecida basicamente para estudantes do sexo feminino. A Reverenda, que originalmente é uma inspetora Bene Gesserit, vem para aplicar o teste, e saber se o rapaz realmente é um humano, não somente uma pessoa, ele passa no teste.

Logo ele descobre que pode ser o Kwisatz Haderach, esse é o rótulo dado pelas Bene Gesserit ao "desconhecido" para o qual elas buscavam uma solução genética: um Bene Gesserit macho cujos poderes mentais orgânicos iriam estender-se sobre o tempo e o espaço.

E então vão passando os dias, e vamos conhecendo mais personagens como Duque Leto, Lady Jessica, Duncan Idaho, Dr. Wellington Yueh, Gurney Halleck, Thurfir Hawat, Liet-Kynes e o Vilão da casa Harkonnen, Vladimir Harkonnen.

O Duque Leto é pai de Paul, é um tanto rigido, mas não é por maldade, ele é bem carinhoso, e faria de tudo para proteger sua família.

Lady Jessica é a concubina do Duque Leto, concubina é uma mulher que vive maritalmente com homem, sem estar com ele casada. Com ele, ela teve o herdeiro ao titulo de Leto, ela é controlada e bem inteligente, por ser uma Bene Gesserit. O Duque nunca casou com ela, pois o matrimonio poderia ser um modo de propor paz, ou junção de terras

Duncan Idaho é o mestre espadachim de Ginaz, mas ele não aparece muito, pois logo ele fica, cuidando da relação dos Atreides com os Fremen, que são o povo do deserto. 

Dr. Wellington Yueh é o médico da família, e logo nos descobrimos que ele é um traidor em menos de 50 paginas se descobre isso, mas por que, é um mistério até certo ponto do livro, casado com uma Bene Gesserit, chamada Wanna. Ele é uma pessoa calculista e calma, ele é uma pessoa que até em crises é calmo, odeia os Harkonnen.

Gurney Halleck é um guerreiro e trovador, sempre carrega um baliset (um instrumento musical de nove cordas, descendente linear da cítara, afinado de acordo a escala musical Chusuk[o chamado "Planeta da Música", famoso pela qualidade dos instrumentos musicais], instrumento favorito dos trovadores imperiais), Gurney é uma pessoa muito boa, e um grande guerreiro, o que gostei muito nele, é que ele, como o próprio Duque diz, nunca fica sem citações. Isto é bem legal, faz com que você goste muito do personagem dele, que é descontraído e relaxado, mas alerta quando preciso.

Thurfir Hawat é um velho Mentat (classe dos cidadãos do Império treinados para supremas conquistas em lógica. "Computadores humanos"), também responsável pela segurança, é velho, mas não significa que vá ser ruim em seu posto, ele é bem rigoroso em questão de proteger o Duque e seu filho.

Liet-Kynes é homem do Imperador e Juiz da mudança (funcionário indicado pelo Alto Conselho da Landsraad e pelo Imperador para fiscalizar mudanças de feudo, negociações de kanly ou batalhas formais durante uma Guerra de Assassinos. A autoridade do Juiz como árbitro só pode ser desafiada perante o Alto Conselho e com a presença do Imperador), e secretamente um Fremen (Povo das areias de Duna/Arrakis). Ele também é um planetólogo, seu maior sonho, é que Duna tenha água em abundância para todos, afinal Arrakis é conhecido como um planeta seco, sem água nenhuma. 
 
Vladimir Harkonnen, faz parte da temida e corrupta casa Harkonnen, ele é primo de Leto, mas é muito ganancioso, sempre querendo mais poder, esta casa antes, mandava em Arrakis (Duna), mas foi retirado de lá, e mandaram Leto ficar em seu lugar, bem dizer, todos odeiam esta casa. Este homem é simplesmente repugnante, com certeza você vai odia-lo por algo, bem isso de acordo com o primeiro livro.

O livro tambem conta com mais personagens, mas estes são os principais até agora, tambem existem os Vermes de areia, são vermes enormes que chegam para pegar a especiaria, que é a fonte de recursos do planeta, onde existir especiaria, existira Vermes.

Para andar pelo planeta, é necessário usar trajes destiladores, que reaproveitam a umidade do corpo, é algo extraordinário, pois ele só desperdiça, o total de um dedal de umidade por dia, se estiver bem colocado, ele é o que deixa qualquer pessoa viva no deserto.

Algo que me canso um pouco a leitura, foi que ele é parado, até perto do fim, que acontece algo, e ai você começa a devorar o livro, e não aguenta parar de jeito nenhum, quando você pegar o gosto por este livro, você não consegue parar de pensar nele, então é bom que você, caro leitor, saiba bem onde está se metendo.

Se você não quer ler o livro, tudo bem, veja o filme, ele conta com atores como Patrick Stewart (X-men e Star Trek), Kyle Maclachlan (Desperate Housewives e Sex and The City), Francesca Annis (Macbeth e Cranford), Sting, Max von Sydow (O Exorcista e Star Wars VII).

Espero que pelo menos vocês leitores, pelo menos vejam o filme, eu gostei muito, tentarei ler o mais rápido possível, o segundo livro: Muad'Dib. A demora é devido a falta de óculos, triste verdade ;(

Se gostou, por favor, comente, fala para os amigos, pelo menos eles podem ver o filme, sigam o blog, e curtam a page no Facebook.

Não se esqueçam!!! Livros antes de muitas coisas, por isso leiam, mesmo que você não tenha gostado da historia no começo, não abandone, afinal, se termina, ele pode se torna seu livro favorito, isto para qualquer livro.

Vejo vocês em breve!!! Beijos, Até!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderadoras