sábado, 15 de agosto de 2015

Resenha - "Coraline"

Olá gente!!! Mais uma resenha aqui no blog, e é sobre Coraline!!! Muitos já viram o filme, outros já leram, hoje vou falar sobre o livro, ele é do autor de romances e quadrinhos britânico, Neil Gaiman, aqui no blog, temos também uma resenha sobre outra obra dele, Os Livros da Magia.

Este é o primeiro livro para o publico juvenil, deste autor, ele escreveu para sua filha quando ela tinha 5 anos, pois ela queria um livro onde o protagonista fosse uma menina, e que fosse assustadora, logo seu pai foi e começou a escreve, e agora temos o livro e a adaptação cinematográfica.

Sinopse do livro: Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta na sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento 'vazio' no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus 'outros' pais. Na verdade, aquele parece ser um 'outro' completo mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

O livro começa falando da mudança, da casa, dos vizinhos, e uma coisa que muitas pessoas que viram o filme nem suspeitam: Wybie só existe no filme.

Sim, o garoto que vira amigo da garota em ambos mundos, ele não existe no livro, muitos tem suas teorias, outros dizem que ele foi adicionado só para o filme ser mais rápido ou menos assustador, afinal, a existência dele muda, de fato o fim. Ficou curioso? Então vocês precisam ler o livro, lembrem que spoilers são malignos.

Coraline é uma garota de 11 anos que se muda para uma enorme casa, que divide com vizinhos muito singulares, com saudades dos amigos, e seus pais que são ocupados com seu trabalho e não dão tanta atenção, fazendo com que ela vá explorar sozinha, e quando ela acha aquela porta, e vai conhecer as senhoritas Spink e Forcible.

Miriam Forcible como diz Spink, é cega como um morcego, era atriz burlesca junto com senhorita Spink, mas agora estão aposentadas, vive discutindo com April Spink que por sua vez, é considerada a mais inteligente das duas.

Os Pais de Coraline são Mel e Charles Jones, seus pais são escritores, e por serem muito ocupados com trabalho, acabam não sendo os mais atenciosos do mundo, mas eles tentam, mesmo com comidas que mais parecem que vão devorar você, não o contrario.

O senhor Bobinsky ou senhor B como no filme, é adestrador e dono de um circo de ratos, também fala o nome da nossa querida Coraline errado, não aparece muito, já seu outro lado, muito que viram o filme, já sabem que ele é um tanto importante, nada de spoilers, por isso não falarei.

O Gato, é um personagem muito importante, e meu favorito junto a Coraline, ele pode andar livremente entre os mundos, podendo falar no outro, odeia a outra mãe que odeia gatos, ele ajuda Coraline, que o chama de gato covarde, algo que ele não gosta nem um pouco.

A outra mãe, é a vilã da historia, ela começa sendo uma mãe "melhor" para as crianças, cuidando, dando comidas gostosas, brincando com elas, enfim, dando atenção e tudo o que elas desejam.
E depois de algum tempo, ela diz que para as crianças continuarem com ela, precisam costurar os botões nos olhos. A outra mãe é uma personagem inteligente e controladora, ama jogos e odeia gatos.

Eu adorei o livro, eu gosto muito das obras do Neil Gaiman, já li vários livros dele e sua obra "principal", que seria Sandman, que é pelo que ele é bem reconhecido. Espero falar sobre mais livros dele aqui.

Este livro é ótimo para qualquer um, muitos dizem "Ah mas é muito assustador para crianças", gente não é, tanto é que foi escrito para uma criança de 5 anos e eu li quando tinha uns 8 virando para 9, reli a pouco tempo e não acho assustador, ótimo presente para crianças que gostam de livros, o livro é rápido, agora, é bom parar tudo, desliga celular e fica longe do mundo, só para ler o livro, você não vai querer ser incomodado por nada caro(a) leitor(a), e se for, melhor que não esteja armado.

Então é isso, se você gostou, ótimo, isso me deixa muito feliz, mesmo, espero ter ajuda você em algo caro(a) leitor(a), se tiver duvidas ou sugestões, por favor entre em contato, comentando aqui mesmo ou no facebook.

Vejo vocês por ai, Ciao!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderadoras